11 de nov. de 2010

IV Feira do Livro - Alunos do Gamar encenam na abertura

O Grupo de Arte Maria José Aragão (Gamar), composto por alunos do Centro Educacional Maria José Aragão, escola da rede estadual de ensino, fará a abertura oficial nesta sexta-feira (12), da 4ª edição da Feira do Livro de São Luís, que tem como tema “O Livro é guia e instrumento da sabedoria”. O evento deste ano tem como patrono o jornalista, escritor e cineasta ludovicense José Louzeiro.
    O espetáculo que será apresentado pelo Gamar, na Feira do Livro, irá propor uma viagem lúdica às particularidades de vida de cada um dos homenageados, por intermédio de uma performance musical, com a participação dos 35 alunos-atores.
    “Quando surgiu o convite, pensamos em montar um espetáculo que pudesse agregar o universo proposto pela feira. Foi aí que surgiu a idéia de fazer uma apresentação lúdica que pudesse, em síntese, expor particularidades da vida de todos os homenageados”, revelou o diretor do Gamar, Wilson Chagas.
    Segundo Wilson Chagas, a escola Maria José Aragão, participará de forma oficial da 4ª Feira do Livro de São Luís com as apresentações dos espetáculos “O Livro Mágico” e o “Desejo de Catirina”, que acontece na próxima terça-feira (16), às 16h e 17h, respectivamente.
Auto-estima
    A apresentação de “O Livro Mágico” vai trazer à tona um mundo mágico que aborda a necessidade da leitura e fala de esperança, magia e curiosidade retratada através das personagens do fantástico universo infantil: bruxas, fadas, monstros, duendes e muita fantasia.
Já o “O Desejo de Catirina”, conforme conta a direção do Gamar, baseia-se na história tragicômica mais popular dos folguedos maranhenses: o Auto do Bumba meu Boi. Diz a lenda que nos mês de junho, a negra Catirina, grávida, sente um desejo muito estranho e arriscoso: deseja comer “um cozido de língua de boi”, só que não era cozido de língua de um boi qualquer, e sim do novilho mais querido da fazenda, o boi “Mimoso”.
    O Gamar surgiu em 2001, a partir do Projeto Interdisciplinar de Leitura e Escrita “Palavras ao Vento”, desenvolvido sistematicamente com os alunos do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Maria José Aragão, com o intuito de promover um contato maior destes alunos com o mundo da leitura e da arte em todas as suas linguagens.
    Visa também proporcionar a descoberta de novos talentos artísticos, fomentando a formação de platéia, além de proporcionar o protagonismo juvenil, o pleno exercício da cidadania bem como o resgate da auto-estima de alunos carentes deste tipo de atividade de risco social e familiar.
Da SECOM

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!