22 de fev de 2011

Carnaval de São Luís no álbum "Carnavais do Brasil", da fotógrafa Catherine Krulik

    Carnaval, Carnival, Carnevale, Karneval, Karnawal: em qualquer idioma quer dizer alegria, profusão, contentamento. Para retratar a essência de uma das festas mais populares do mundo, a premiada fotógrafa Catherine Krulik, franco-espanhola, radicada no Brasil, reuniu 150 cliques da festa em suas múltiplas manifestações regionais na obra “Carnavais do Brasil”, da Grão Editora. O lançamento com sessão de autógrafos acontece nesta quinta-feira,24, na Livraria Cultura, em Recife (Pernambuco).
    A fotógrafa busca em cada uma das imagens sintetizar o encantamento, felicidade e comoção que o carnaval provoca nos cidadãos brasileiros, não se limitando somente ao carnaval espetacular – aquele que atrai turistas do mundo inteiro – mas sim, ao carnaval de raiz do Maracatu ao Afoxé. Para Diógenes Moura, escritor e curador de fotografia, também autor do prefácio da obra, “Carnavais do Brasil” entra numa segunda camada da fotografia. “Olhem bem para as fotografias de Catherine Krulik. Mergulhem nessa segunda camada para tentar descobrir porque não somos tão somente o país do Carnaval. E porque, mesmo assim, sabemos bordar com sangue, suor e cerveja a fantasia que poderá ir do ontem ao muito além”, destaca.
    O resultado de mais de uma década de pesquisa e muito trabalho perpassa pelos carnavais de Recife e Olinda; Zona da Mata de Pernambuco; Rio de Janeiro; São Luís do Maranhão; Salvador e São Paulo.
    “Comecei a fotografar o carnaval em 1995 quando fui para Ouro Preto, mas a ideia de um projeto mais amplo surgiu mesmo em 1997, quando passei por Olinda e Recife. Depois segui para o Rio de Janeiro, onde fiz a minha maior descoberta, inebriada pelas maravilhosas cores na passarela! Concluí o projeto catorze anos depois – em fevereiro de 2010, fotografando a folia paulistana”, afirma Catherine.
    A seleção das imagens foi feita pela também fotógrafa e designer gráfica Maristela Colucci. “Com extrema sensibilidade e muita garra para cobrir incansavelmente os agitados dias de festa, Catherine conseguiu deixar de lado o cliché do ’olhar estrangeiro’ e registrou nossos carnavais com alma brasileira. O resultado encantou a imprensa internacional e seu trabalho chegou a estampar matérias e capas de revistas nos EUA, Europa e alguns países da Ásia”.
    Aos foliões e brasileiros, a fotógrafa deixa uma mensagem: “o Brasil, essa salada étnica espalhada num território imenso, produz inúmeros carnavais; mas só podemos viver um de cada vez. É natural que alguns prefiram o carnaval de Olinda; outros, o do Rio de Janeiro; ou de Salvador, e assim por diante. Pouco importa. O que vale mesmo é se divertir e brincar”.
Sobre a fotógrafa – Catherine Krulik
    É francesa, espanhola, inglesa, brasileira. Difícil alguém combinar tantas culturas e entendimentos como essa cidadã do mundo nascida em Paris em 1965, educada em Madrid, formada em fotografia em Londres e West Surrey e residente no Brasil desde 1992. Viajante nata, Catherine Krulik tem levado a sua arte por onde passa. Participou de importantes festivais de fotografia e de diversas exposições individuais e coletivas na Inglaterra, na França e no Brasil. Suas fotos são publicadas em jornais e revistas internacionais, ampliando horizontes do Oriente ao Ocidente.
    O material sobre os carnavais brasileiros rendeu-lhe expressiva participação no Ano do Brasil na França (com exposições montadas em Paris, Vendome e Poitiers), além do prêmio FujiFilm Europress Award France ’99 e participações no Festival Internacional de Fotografia Terre d’Images, em Biarritz, França (2000) e no Festival Internacional de Fotografia Art’Image d’Avignon, França, com projeção de slides nos muros do Palais dês Papes e exposição no Espace Saint-Louis (2001)
    Este livro é resultado de mais de uma década de pesquisas e de muito trabalho. Nesse período, Catherine tornou seu olhar mais apaixonado, atento e maduro. Já era hora de arrematar essa costura, esse bordado de imagens, pessoas e lugares, revelado pouco a pouco, e agora, por completo.

1 comentários:

Anônimo disse...

estive em recife na livraria cultura no lançamento do livro carnavais do brasil, suas imagens deixo-me ir ao carnaval , eu já estive no carnaval do rio de janeiro ,salvador , olinda , recife minha cidade natal, senti o som, cheiro do suor nas fantasia olhando suas fotos no livro carnavais do brasil !!! um trabalho que deve ser visto por todos que curtem carnaval!! beijos catherine do seu amigo palhaço gay.

Postar um comentário

Comente aqui!!!