5 de fev. de 2011

O Estado do Maranhão dá uma "suíte" ridícula para caso Nenzim

    Em quase uma nota de rodapé o jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da governadora Roseana Sarney e sua família,  noticia que o sete presos pela Polícia Federal na Operação Astriages realizada em Barra do Corda - quase todos da família Teles -, cumprindo ordem judicial do Tribunal Regional Federal que rastreou o desvio de R$ 50 milhões de verbas públicas no município do Maranhão.
    Os presos estão agora engaiolados na Penintenciária São Luís, no Complexo de Pedrinhas.
    O prefeito Manoel Mariano de Souza, o Nenzim (PV), e a esposa "Santinha" continuam foragidos. Nenzim é apontado como o cabeça do esquema de desvio milionário. A operação capturou parte dos bens acumulados nos últimos cinco anos pela família e laranjas.
    Fosse qualquer adversário a "suite" - termo jornalístico que designa a sequência de cobertura de uma notícia - no jornal dos Sarney mereceria manchete de primeira página e espaço privilegiada em alguma editoria. Se possível, aberta ocasionalmente para cobrir o fato.
    Nenzim, pai do deputado estadual Rigo Teles(filiado ao mesmo partido do pai e do deputado federal Sarney Filho), é aliado histórico da governadora Roseana Sarney. Tem por esta uma devoção canina. Há afinidades medonhas entre o primeiro e a filha do senador que está na presidência do Senado pela quarta vez.  Por outro lado, há diferenças imunidades.
    Sendo de propriedade dos Sarney ingenuidade seria esperar que o jornal desse cobertura honesta ao fato mais importante da semana. Não precisa ser nenhum ombudsman para notar o tratamen to jornalístico que o sistema deu ao fato. Peças inusitadas foram produzidas em matérias de rádio, tevê e jornal sobre a operação que caça Nenzim e seus aliados de desvio de R$ 50 milhões. Algumas dessas materiais podem ser classificadas como features - aquele texto que beira o entretenimento.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!