19 de mar. de 2011

Dupla de bandidos do Ceará planejava sequestrar empresário em Santa Inês

Alex Gardenal e Fabinho Pavuna na chegada a Fortaleza(CE)
Fábio Braga

    Enquanto esteve foragido, Francisco Fabiano da Silva Aquino, o Fabinho da Pavuna, usou um nome falso. Zombeteiro, o bandido escolheu o sobrenome do delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, e o nome do ex-secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro. Assim, quem lhe perguntasse o nome, ele respondia: Roberto Dantas.
    O nome falso estava sendo usado no Maranhão, onde Fabinho da Pavuna foi preso, juntamente com Alexandre de Souza Ribeiro, o Alex Gardenal. Sob forte escolta policial, os dois foram trazidos na sexta-feira,18, para Fortaleza. Alex é um dos bandidos resgatados do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, no último dia 5 de fevereiro.
    Segundo a Polícia, foi Fabinho da Pavuna quem organizou o resgate. Ele fugiu do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, na madrugada do dia 21 de agosto. Os dois bandidos estavam na lista dos mais procurados pela Polícia cearense.
    A dupla foi detida próximo a um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Maranhão, no povoado de São Francisco, em Itapecuru Mirim. “Eles estavam em um veículo, se deslocando de São Luís para o município de Santa Inês”, informou o diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Francisco Crisóstomo. Os dois estavam desarmados e usando documentos falsos.
    De acordo com Crisóstomo, os bandidos estavam planejando o sequestro de um empresário em Santa Inês. Eles já tinham alugado uma casa no município. A prisão deles foi uma ação conjunta das polícias civis do Ceará e do Maranhão. “Foi um trabalho de inteligência”, comentou o delegado Andrade Júnior, titular da Coordenaria de Planejamento Operacional (Copol).
    Questionado se Fabinho da Pavuna e Alex Gardenal teriam participado de alguma ação criminosa recente no Ceará, o delegado negou. “Eles estavam distanciados do crime no nosso Estado”, afirmou Andrade.
Escoltados
     Os dois chegaram à sede da Superintendência da Polícia Civil, no Centro de Fortaleza, às 17h30min. A escolta foi feita por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Alex Gardenal e Fabinho da Pavuna foram levados até uma sala no Departamento de Inteligência Policial (DIP), onde prestaram depoimento.
     Na coletiva de imprensa, não foi informado onde a dupla ficaria detida nem como seria o esquema de segurança. “Com certeza, a determinação do secretário (da Segurança Pública, Francisco Bezerra) é de que eles sejam transferidos para um presídio federal de segurança máxima”, garantiu Andrade. Fabinho da Pavuna já esteve recolhido na Penitenciária Federal do Mato Grosso do Sul. Foi mandado de volta ao Ceará e fugiu.
ENTENDA A NOTÍCIA
A dúvida agora é para onde Fabinho da Pavuna e Alex Gardenal serão levados. Nenhuma unidade penal no Ceará oferece condições de segurança para abrigar presos como eles. Há o risco de um novo resgate.
SAIBA MAIS
    Fabinho da Pavuna é apontado como um dos bandidos mais perigosos do Ceará. Além de envolvimento em sequestro e roubos a bancos e carros-fortes, ele costuma enfrentar a Polícia utilizando armas de grosso calibre, como metralhadoras e fuzis. Fugiu do Instituto Penal Paulo Sarasate no ano passado.
    Alex Gardenal é acusado de fazer parte de quadrilha de sequestradores e de assaltantes de banco e carro-forte. Ele teria participado, entre outros, do sequestro de uma empresária em 2006.
    Além de Alex Gardenal, fugiram do IPPOO II, em fevereiro último, outros nove presos. Eles foram resgatados por um grupo de aproximadamente dez homens, armados com pistolas e fuzis. A ação foi considerada ousada.
    Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão, havia uma mulher no momento da prisão de Alex Gardenal e Fabinho da Pavuna. Ela seria namorada do Alex. A jovem - uma dançarina de forró - chegou a ser detida, mas já foi liberada.
De O POVO

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!