14 de mar. de 2011

Laurentino Goimes é condecorado no Piauí


Laurentino Gomes, autor de "1808"e "1822"
    O jornalista e escritor brasileiro Laurentino Gomes foi um dos convidados do governo do Piauí para receber a Ordem do Mérito Renascença. O comunicador paranaense, recebeu o convite em reconhecimento da inclusão de um capitulo no livro 1822, em que narra este trecho histórico piauiense.
    A Batalha do Jenipapo tem um caráter simbólico incrível, ele representa assim como outros movimentos isolados pelo Brasil a intenção de manter este país unido e independente. A coragem dos piauienses foi de total importância para nossa atual ação”, explica Laurentino Gomes.
    Ele confessou ao Cidadeverde.com a alegria de retornar ao Piauí após dois anos de sua última estadia.
Em 2009, o escritor esteve em Teresina para participar do Salipi. “Gosto muito desta terra e fiquei fascinado pela história da batalha entre os armados e os civis com pedras, paus e enxadas nas mãos. Para os outros pode ser apenas uma pequena batalha e nem caracterizar uma guerra, mas para mim, a Batalha do Jenipapo foi algo fantástico”, revelou Gomes.
Sobre Laurentino Gomes
    O jornalista também é autor do Best seller 1808, onde narra a chega da corte portuguesa ao Brasil. Recebeu o prêmio de melhor livro de ensaio da Academia Brasileira de Letras e o prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro reportagem e de livro do ano de não-ficção.
    Sobre o Piauí e a Batalha do Jenipapo, escreveu o capítulo “O mais trágico dos confrontos na guerra da independência”, em tributo aos combatentes mortos no Piauí.
Do Meio-Norte

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!