16 de abr. de 2010

PT admite intervir em Minas em favor do PMDB rejeitado no Maranhão

O recado do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra (foto), ao diretório petista de Minas Gerais põe em alerta a ala petista local que deu maioria à tese de aliança com PCdoB, base de sustentação política da candidatura do deputado federal Flávio Dino, na eleição deste ano.

"No limite a direção nacional dos dois partidos vai dizer: vai ser assim e pronto", sustenta Arruda, no caso de Minas, admitindo até mesmo a intervenção na sessão local do partido que cogita lançar candidatura própria. Há uma diferença  em relação do Maranhão, onde houve rejeição em âmbito estadual - embora com parca margem de vantagem -, da repetição da aliança nacional com o PMDB, comandado no Maranhão pelo grupo Sarney.

Na quarta-feira passada, os petistas marcaram uma reunião para discutir entre outros assuntos a participação de nomes da sigla no governo Roseana Sarney. Os petistas Alsemo Raposo e Edmison Santos já assumiram o comando das secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, respectivamente. Raposo será empossado nesta sexta-feira. 

Ambos ignoraram decisão de qualquer instância partidária sobre participação no governo do PMDB de vínculo umbilical com o DEM. Ao contrário do que aconteceu durante o governo José Reinaldo Tavares, quando os petistas rejeitaram participar do governo do PSB, partido da base aliada do presidente Luiz Inácia Lula da Silva.

Ainda sobre o assunto há cláusula partidária prevista em seu estatuto que confere poderes ao Diretório Estadual a anuência sobre composição e participação em governos de aliados. Sem querer alongar conversas o presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, desmarcou a reunião do dia 14 sem aviso prévio. Junto com o companheiro Washington Oliveira, Monteiro aguarda a decisão sobre recursos que invalidariam a votação do encontro estadual de tática, deixando a legenda livre para se aliar aos Sarneys no Maranhão, ou melhor ao PMDB de Michel Temer, partido propulsor do desenvolvimento do país.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!