27 de jun. de 2010

Minc lança em São Luis a coletânea “Drogas e Cultura: Novas Perspectivas”

      O livro "Drogas e Cultura: novas perspectivas" será lançado na próxima segunda-feira, 28 de junho, às 19h, no Restaurante Cantinho da Estrela (Rua do Giz, 175 – Praia Grande/ Em frente à Praça Valdelino Cécio).
     A publicação, apoiada e financiada pelo Ministério da Cultura (MinC), contribui para o debate público sobre as drogas, à medida que não se restringe aos aspectos biomédicos dos produtos e de suas propriedades. A obra propõe ampliação nas discussões sobre o uso de substâncias psicoativas, a partir de 17 artigos de pesquisa e reflexão no âmbito das ciências humanas. Tem como co-organizadores Beatriz Caiuby Labate, Sandra Goulart, Maurício Fiore, Henrique Carneiro e Edward MacRae. A publicação tem parceria com a EDUFBA (Editora da Universidade Federal da Bahia).
      O livro aborda majoritariamente a relação humana com tais produtos, as motivações e os sentidos ligados à produção e ao uso de sustâncias especificas. Traz elementos para ajudar a compreender a interpretação que os sujeitos dão à experiência com as drogas, de seu estado, da motivação que os impele a um consumo repetido de determinada substância, dos sentidos e razões pelas quais a considera importante e indispensável para satisfação de determinadas metas e necessidades.
     Trata-se de uma mostra do que o Brasil vem fazendo para lançar luzes sobre a temática. A coletânea de artigos é formada por pesquisadores que não apenas tangenciam o tema, mas que procuram enfrentá-lo diretamente explorando a diversidade de seus significados sociais, seja por meio de etnografias circunscritas de experiências de uso, seja pelo esforço de análise histórica dos discursos que se articulam em torno das drogas.
     Outra contribuição importante da publicação é a desmistificação do uso dessas substâncias em associação às religiões. Embora o álcool, por exemplo, esteja relacionado com graves problemas sociais, as ideias e práticas culturais associadas a ele vão muito além da dimensão negativa. À parte sua importância econômica, as bebidas alcoólicas entre nós são fermento da sociabilidade e das celebrações. Vale lembrar que o livro do Eclesiastes, no antigo Testamento, descreve o vinho como “gozo do coração e alegria dos homens” e que o Novo Testamento o consagra como representação do sangue de Cristo. Não é pois apenas em contextos considerados “exóticos” que religião e psicoativos podem se relacionar e se completar.
     O evento de lançamento do livro contara com as presenças de Fabio Kobol (Ministério da Cultura), Henrique Carnerio (co-organizador do livro e pesquisador do NEIP), Euclides Moreira Neto (Fundação Municipal de Cultura), Paulo Alves Moreira (Pesquisador e escritor), Mivan Gedeon (Secretaria-adjunto Municipal de Comunicação), Daniel Serra (Presidente do Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra) e Sérgio Ferreti (antropólogo e professor. Após a cerimônia haverá distribuição gratuita do livro.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!