10 de ago. de 2010

Britânico percorre toda margem do Rio Amazonas

Depois de 859 dias, milhares de quilômetros e “50 mil picadas de mosquito”, o britânico Ed Stafford tornou-se o primeiro homem que caminhou por toda a margem do Rio Amazonas, até sua foz. Ontem, após vencer uma jornada de mais de 6,5 mil quilômetros, o aventureiro de 34 anos encontrou o Oceano Atlântico no norte do Brasil.
– É incrível estar aqui. Isso demonstra que é possível fazer tudo, embora as pessoas digam que não. Eu demonstrei que se você quer muito uma coisa, você pode fazer qualquer coisa – disse Stafford no momento em que chegou ao mar.
     Algumas horas antes, o andarilho britânico havia desmaiado ao lado da rodovia, pouco antes de chegar à praia de Marudá (PA). Stafford caminhou por quase dois anos e meio. O britânico nadou no mar e abraçou todas as pessoas que estavam perto.
– O principal disso é que se não fosse uma aventura egoísta, eu não penso que teria funcionado – disse Stafford, um ex-capitão do exército britânico.
     Além das 50 mil picadas de mosquito que diz ter sofrido ao longo da jornada, o britânico afirma que levou uma centena de picadas de vespa e que foi vítima de ataques de cobras e escorpiões.
     Existem pelo menos seis expedições conhecidas sobre o curso do Rio Amazonas, desde sua nascente no alto do Andes peruanos, passando pela Colômbia, até o Brasil, onde suas águas encontram o Oceano Atlântico após percorrer 6.759 quilômetros.
     Stafford e um amigo britânico começaram a caminhada em 2 de abril de 2008 na costa sul do Peru, no Pacífico. Após três meses, o amigo de Stafford desistiu da aventura. Ele perseverou e caminhou através da rota com centenas de habitantes de localidades por onde passou. A um certo trecho da rota ainda no Peru, o trabalhador florestal peruano Gadiel “Cho” Sánchez River, de 31 anos, decidiu acompanhar o britânico até o Atlântico.
Do Zero Hora

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!