3 de nov. de 2010

Maranhão tem quinto maior número de salas de cinema do NE

    Dos nove estados do Nordeste o Maranhão é o quinto com maior número de salas de cinema, segundo o IBGE. No estado existem 28 salas de exibição, todas elas concentradas em São Luís e Imperatriz. O número de cinemas no estado é maior que em 12 unidades da federação. No entanto, o número de salas escuras é menor que a metade do encontrado na Bahia, com 71 cines.
    Durante a campanha a petista Dilma Rousseff prometeu levar uma sala de cinema para cada município. Dos 5.565 municípios brasileiros apenas 508 contam com salas de exibição, de acordo com levantamento realizado pelo IBGE em 2009. Isso significa um percentual de 9,1% das cidades brasileiras. Um terço dessas salas está em São Paulo. O estado da região sudeste conta com 722 salas de exibição. O número supera em muito o Rio de Janeiro, segunda com a maior em número de sala, com 280 cinemas.
    Para colocar um cinema em cada cidade, Dilma Rousseff disse que utilizará os recursos do Ministério da Cultura previsto no Orçamento Geral da União, OGU, em convênio com prefeituras.
    Em junho deste ano o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o programa Cinema Perto de Você com objetivo de abrir 600 salas de cinema no pais dentro de quatro anos. Em sua gestão Lula apoio a abertura de 821 cinemas no país. O programa prevê R$ 500 milhões em linhas de crédito e de investimento, correspondendo a 30% do orçamento do MINC para 20111 que é de R$ 1,6 bilhão.
Cinemas no Nordeste
Bahia – 71
Pernambuco – 60
Ceará- 36
Paraíba – 29
Maranhão – 28
Rio Grande do Norte – 16
Sergipe -15
Piauí -11
Alagoas - 7

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!