3 de nov. de 2010

No Maranhão votos nulos caíram pela metade no segundo turno

    No Maranhão se aplica com precisão a correlação entre voto nulo e Índice de Desenvolvimento Humano,IDH, de acordo com pensamento de cientistas políticos. A dificuldade em lidar com as múltiplas escolhas diante da urna eletrônica pelo eleitorado de baixa escolaridade foi um dos fatores anulação do voto em grande parte dos municípios com menor IDH. Neles se registrou o maior número de votos nulos.
    Municípios maranhenses como Afonso Cunha, um dos de menor IDH do estado, o número de votos nulos no primeiro turno foi de apenas 9,14%, correspondendo a apenas  365 dos 3.995 votos válidos da cidade.  A abstenção também foi alta no muncípio mais pobre do estado: 18,45% dos eleitores deixaram de votar. Esses índices são acompanhados de perto por municípios situados no mesmo patamar de IDH como Centro Novo do Maranhão. Em Serrano, por exemplo, o número de votos nulos alcançou 12,79% do eleitorado.
   No primeiro turno das eleições, em que o eleitor teve que votar em cinco números - presidente, governador, senadores, deputado federal, deputado estadual,  282.497 eleitores anularam o voto no Maranhão, correspondendo a 8,60% do universo eleitoral. No segundo turno o índice de voto nulo foi de apenas 3,39% , correspondendo a 103.364 eleitores. Confirma então a correlação entre a redução do leque de opção e o acerto na escolha
    A eleição no estado acompanhou a queda no número de votos nulos da região Nordeste que passou de 8% para 4,7% do primeiro para o segundo turnos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!