23 de nov. de 2010

Rubens Pereira Júnior cobra regulamentação do Sistema Estadual de Cultura

    O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) cobrou nesta terça-feira,23, do governo estadual a regulamentação do Sistema de Gestão e de Incentivo à Cultura do Estado (Segic) sancionado desde 2008 pelo executivo estadual. 
    O sistema de cultura instituiu o Fundo de Desenvolvimento da Cultura Maranhense que até hoje também não foi regulamentado. “Os dois diplomas são fundamentais para a política de incentivo, fomento e financiamento da produção cultural no estado. Sairíamos do clientelismo e apadrinhamento muito presente nesse setor”, afirmou o deputado.
    Segundo Rubens Pereira Junior com a regulamentação e funcionamento das duas leis teríamos uma grande transformação no apoio à produção cultural do estado.
    O Sistema de Gestão e de Incentivo à Cultura do Estado (Segic) foi criado em 2005. A lei que instituiu o Fundecma determina que o Chefe do Poder Executivo fixará o montante dos recursos orçamentários destinados ao Fundecma em cada exercício financeiro.
    “Mais uma vez, o Governo do Estado esqueceu do Fundecma quando da produção do orçamento para 2011. Tanto o Segic quanto o Fundecma é a oportunidade que temos de tratar o setor cultural de modo republicano”, declarou o parlamentar do PCdoB.
    Rubens Pereira Junior lembrou que a governadora Roseana Sarney tem dito e repetido que a sua gestão estará concatenada as políticas do Governo Federal. “Se existe esse desejo de fidelidade do Governo do Estado as políticas centrais, o Sistema de Gestão e de Incentivo à Cultura do Estado e o Fundo de Desenvolvimento da Cultura Maranhense são duas boas razões para esse enlace administrativo”, disse Junior.
    Tanto o Segic quanto o Fudecma foram inspirados nas diretrizes que institui o Plano Nacional de Cultura (PNC) aprovado por unanimidade há 13 dias pelo Senado Federal, numa decisão terminativa.
    O plano, agora submetido à sanção presidente Lula regulamenta o financiamento da cultura, estabelece as atribuições do poder público no setor e enumera princípios a serem observados, como a liberdade de expressão, a diversidade cultural e o direito de todos à arte e à cultura.
    “Assim como o Segic para nós aqui no Maranhão, o PNC é de um marco legal da cultura brasileira, que estabelece uma política de Estado para o setor cultural. No PNC são estabelecidas metas obrigatórias com prazo de dez anos para a área”, assegurou o deputado do PCdoB.
    Um dos principais objetivos do PNC é o de universalizar o alcance dos brasileiros à arte e à cultura, assim como qualificar ambientes e equipamentos culturais para formação e fruição do público.
    “Com o Plano Nacional de Cultura está assegurado o suporte governamental aos diversos atores e entidades da área. E isso, é que também está posto no Sistema Estadual aprovado por esta casa, já sancionado pelo Poder Executivo, mas não efetivado”,disse Rubens Junior.
    A exemplo do que ocorre em planos nacionais de Saúde e de Educação, o PNC tem como objetivo organizar uma lista de ações ligadas ao setor e definidos pela Constituição brasileira.
Da Assessoria do Gabinete do Deputado

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!