23 de nov. de 2010

"Vai que é bom" sugere um casamento do Pará com o Maranhão

    A Montagem teatral desde 2008 percorre diversas cidades do interior do Pará e Maranhão. O texto "Vai Que é Bom – O Casamento do Pará com o Maranhão", de Valdo Resende, mostra no palco alguns elementos fundamentais da cultura do norte e nordeste brasileiro.
    A peça é uma comédia musical onde, através de um casamento, os hábitos e costumes regionais são celebrados. A música, o folclore, a culinária, a mata nativa e, principalmente suas figuras humanas ganham destaque. Outras questões são abordadas: A preservação das riquezas arqueológicas, os problemas do desmatamento irregular e a diversidade cultural advinda da formação recente dos aglomerados urbanos.
    O espetáculo conta a história de Luís do Maranhão (interpretado por Fabrício Bezerra), e Nazaré do Pará (interpretada por Adriana Cavalcante). No dia da festa do casamento dos noivos, Nazaré é sequestrada pela cobra boiúna, onde leva Luís ao desespero, e na companhia do pesquisador Cascudinho (interpretado por Márcio Mourão), juntos seguem rumo na tentativa de resgatar a noiva. E nessa viagem, ambos passam por várias cidades do Pará e Maranhão, mostrando as riquezas culturais desses dois estados vizinhos, levando muita dança, música, informação cultural, e alegria ao público presente, fazendo assim um show de arte na comunidade, com o "Vai que é bom. O casamento do Pará com o Maranhão!"
    Vale ressaltar que o espetáculo pode ser assistido por pessoas de todas as idades. As crianças adoram e se divertem muito com os personagens, com as riquezas de figurino, adereços, e todas as novidades que o musical traz em cena, entre elas o fato de ser todo cantado ao vivo. O diferencial deste projeto, é uma lona coberta que é armada na praça central de cada cidade com 500 lugares, palco, som e iluminação, tudo de primeira qualidade, com a entrada franca, ou seja, todas as pessoas têm passe livre para assistir o musical, algo inovador no teatro brasileiro.
    Sônia Kavantan, diretora da Kavantan & Associados de SP, convidou o diretor Emanoel Freitas que, em Belém, reuniu o elenco para a montagem, com profissionais locais, entre esses: Adriana Cavalcante, Fabrício Bezerra, Luiza de Abreu, Márcio Mourão, Adelaide Teixeira, Fabrízio Bezerra, Saldanha Sal, Cynthia Pampolha (atriz substituta), e o próprio Emanoel Freitas. A produção é da Amazônia Imaginária (Belém-PA).
    A montagem já percorreu 15 cidades, sendo apresentada no Pará em 2008: Abaetetuba, Breu Branco, Castanhal, Goianéia, Santa Maria do Pará e Tailândia. Em 2009 no Maranhão nas cidades: Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Imperatriz, Lago da Pedra, Paulo Ramos, Presidente Dutra, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios. Agora, o espetáculo volta ao Pará para apresentações nas cidades de Barcarena, Moju, e Acará.
    No primeiro semestre de 2011 o musical será apresentado para o público de Belém. "Vai ser maravilhoso se apresentar em Belém, estamos viajando com esse espetáculo desde 2008, viajamos por várias cidades do Pará, e Maranhão. É muito gratificante mostrar e falar da cultura desses dois estados ricos de cultura, tenho certeza que o público daqui vai gostar" Diz o diretor e ator Emanoel Freitas.

Agenda das próximas apresentações no Pará
A lona cultural estará armada na praça central de cada cidade, e as apresentações serão sempre às 20h. Entrada franca.
De 22 a 24 de outubro de 2010 em Barcarena-PA
De 29 a 31 de outubro de 2010 no Moju-PA
De 5 a 7 de novembro de 2010 no Acará-PA
Com informações de O Liberal

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!