25 de mar. de 2011

MA: após denúncia do JN, casas rachadas começam a ser demolidas

    No Maranhão, vai começar a reconstrução de uma obra pública malfeita. Na última quinta-feira (24), o Jornal Nacional mostrou que casas construídas para vítimas das enchentes de Trizidela do Vale, no Maranhão, estavam rachando, quatro meses depois de inauguradas.
    Nesta sexta (25), começou o trabalho de demolição das que apresentavam maior risco e outras serão reformadas. A empreiteira se comprometeu a assumir o prejuízo. As famílias foram para abrigos ou para as casas de parentes.
    Moradores dessa mesma cidade e de municípios vizinhos que enfrentaram a enchente de 2009 receberam promessas de se mudar para outras casas, mas o repórter Honório Jacometo mostra que nada foi construído.
    A lavradora Nayara dos Santos se emociona ao ver a casa invadida pela água mais uma vez: “Fica esperando a água baixar é triste porque acaba com tudo. Quem já é pobre, tem que lutar para conseguir as coisas”, conta.
    Em 2009, Nayara e outras 185 famílias foram cadastradas pela prefeitura de Trizidela do Vale para ganhar uma casa longe das áreas alagadas. Os governos Federal, Estadual e o município fecharam um convênio.
    Na área que deveriam ter sido erguidas as casas para as vitimas das enchentes, um ano e dois meses depois da assinatura do convênio, nenhuma casa começou a ser construída.
    Em Pedreiras, cidade vizinha, as 309 casas que seriam construídas também ficaram só na promessa.
    “Está faltando a contrapartida do Governo do Estado para que nós possamos começar a contrapartida do município que é a infraestrutura do local”, declarou o secretário de Infraestrutura de Pedreiras, Elias Bento Silva.
    Em nota, o Governo Federal afirmou que autorizou o repasse de R$ 25 milhões para o Governo do Maranhão reconstruir 1.889 casas nas cidades atingidas pela chuva. Chegou a liberar a primeira parcela, mas, depois de uma inspeção, constatou que nenhuma obra foi feita e suspendeu o convênio.
    O Governo do Maranhão informou que o dinheiro liberado não foi suficiente para começar as construções e que o repasse só chegou depois de ter passado mais da metade do prazo para a conclusão das casas.
    Quem depende de um acordo entre as autoridades para sair das áreas de risco reclama da longa espera: “É uma calamidade. A gente que é pobre, não tem outra opção. Só Deus”, disse um senhor.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!