15 de abr. de 2011

Psiquiatra diz que Hospital Nina Rodrigues é pau de dar em doido

    Estarrecedor é o quadro do Hospital Nina Rodrigues, único da rede estadual para tratamento psiquiátrico em São Luís. Em entrevista à Rádio Mirante ensejada pela tragédia do Realengo (Rio), o psiquiatra Hamilton Raposo, pincelou o horror no tratamento aos doentes de todo estado que chegam às carradas na casa de saúde do Monte Castelo.
    Sem banheiros no ambulatório e outras mazelas cumulativas o médico ainda acredita que a saída seja serviço público.
    Segundo Raposo, o corte de 30% nas despesas, adequação a uma política de contençãoo adotada pela Secretaria de Saúde do Estado com todo apoio da direção da casa, serviu pelo menos para promover a isonomia entre a alimentação dos médicos e funcionários do Nino Rodrigues.
    A preocupação do psiquiatra Raposo é com os deficientes que cometem delitos. Não há para onde mandá-los. Resta o confinamento. Alguns são mantidos acorrentados, como forma de impedi-los de evadirem-se. Com ajuda do SUS os deficientes são destinados às poucas casas de tratamento na capital. Muitas ambulâncias, segundo Raposo, que vêm do interior despejam os doentes e retornam aos municípios de origem.
    Não bastasse as deficiências e limitações do hospital, os familiares dos doentes contribuem sobejamente para agravar o quadro. Ao menos 52 doentes foram abandonados pela família no hospital. Xaxado e Maria das Neves, são exemplos desse repugnante desprezo. Doentes mentais, estão há mais de trinta anos residindo na casa.
    A nova política do Ministério da Saúde no tratamento de deficiências mentais enxugou a clientela residente dos hospitais psiquiátrico nos últimos anos. Como consequência o tratamento piorou demasiadamente, pelo menos no Hospital Nina Rodrigues.
    Um rosário de deficiências foram elencadas pelo psiquiatra durante a entrevista que, para se resguardar, reputa o serviço público como o melhor para dar solução aos graves problemas de saúde. Um contra-senso do ato falho.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!