26 de abr de 2011

A Casa da mãe Joaninha

Júlia de Medeiros
Jardim Japonês à Beira-Mar em Fortaleza
    Uma sucessão de vexames públicos, escândalos administrativos. protestos populares e ondas e boatos corroem o já minguado capital político da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, do PT, é desde o ano passado a detentora do título de a prefeita mais mal avaliada do país, segundo o Datafolha. Os últimos acontecimentos mostram que ela não deve perder o trono tão cedo. Em fevereiro a prefeita tirou uma licença médica de dez dias. Voltou no grito de Carnaval, envergando uma fantasia de joaninha. com direito a antenas e microssaia de bolinhas. Assim a trajada abriu a folia em Fortaleza, para, logo em seguida. bater asas para Salvador. onde curtiu a folia no camarote da cantora Daniela Mercury. Há duas semanas, decidiu retribuir a hos¬pitalidade da artista contratando-a para cantar no aniversário de 285 anos da capital. I o show, Luizianne novamente surpreendeu a população: escalou uma atriz para discursar em seu lugar e evitou. assim, as vaias com as quais a oposição pretendia ofuscar a apre¬sentação da baiana. O show de DanieIa Mercury custou 385000 reais. Pegou mal. O valor é maior do que a dívida da prefeitura com um dos principais fornecedores de material cirúrgio da rede municipal de saúde. A falta de pagamento causou a suspensão das entregas do material na semana passada. "Ela pagou para o povo pular e. beber cachaça em vez de cumprir suas obrigações com a saúde", diz José Frota Neto, um dos credores.
    Não foi a primeira vez que a prefeita usou o" dinheiro público para de¬monstrar todo o seu apreço pelos cantores baianos. presença garantida nos réveillons que ela promove em Fortaleza. Quatro dessas festas terminaram em pendengas jurídicas. Em rodas, o motivo foi o mesmo: ausência de licitação e pagamentos de serviços não comprovados. Por exemplo. Luizianne declarou ter pago 715000 reais de cachê a Caetano Veios o na úlrima celebração. Alegou que o valor cobriu as passagens, as diárias e o transporte de equipamentos dos músicos que acompa¬nhavam o cantor. O•detalhe desconfortável é que Caetano havia feito um show-solo. A VEJA. o músico acusou a prefeitura de ter pago despesas que ele não fez nem cobrou.
    Mesmo quando consegue comprovar suas despesas, a petista encontra problemas para justificá-Ias. O Tribunal de Contas do Ceará descobriu que. em 2007. ela u ou o cartão corporativo pago pela prefeitura em uma loja de eletrônicos na Itália. Em 2008, Luizianne reincidiu. Mãe de um menino de 11 anos, foi flagrada passando o cartão em uma loja de brinquedos de Fortaleza. Aperreada com a repercussão do caso, requereu segredo de Justiça sobre os papéis. Sua mãe, a supleme de depurada estadual Luiza Uns, é outra fome de problemas. Luiza não só construiu uma casa no meio de uma reserva ambiental como a está ampliando. Para não ser f1agrada, pôs a obra em nome de um laranja. Só voltou atrás quando a ilegalidade foi desco¬berta pelo Ministério Público Federal. Diame da casa em que mora. doze guardas municipais costumavam ficar postados até o Ministério Público estrilar. Apesar da proibição legal, Luizianne saiu em defesa da medida, alegando que ela visa à segurança do seu filho. que passa os dias com a avó.
    Tantad são as reinações da petisra em Fortaleza que acabaram inspirando a oposição a usar a lnternet para organizar manifestações públicas contra ela - no Ceará assim como no Egito. O movimento é liderado pelo dono de uma loja de manutenção de computadores. Tarsis Rocha. Ele conectou 7000 eleitores em redes sociais nas quais são divulgadas críticas e notícias sobre a prefeita. No dia 10 de abril, Rocha tentou converter a Rua São José. sede da prefeitura, em uma versão cariri da Praça Tahir, que sediou o movimento responsável pela queda do ditador Hosni Mubarak. Na ocasião, Rocha não conseguiu reunir maIs do que 250 revolrosos. Espera ter mais sucesso na segunda passeata. marcada para o fim deste mês.
    Solteira. alegre e jovial aos 42 anos, Luizianne não faz segredo de que mantém uma forte amizade com o empreiteiro Carlos Fujita. Os rumores de que os dois teriam um romance aumentaram de volume quando a prefeira ergueu (com dinheiro público, claro) um jardim japonês na orla de Fortaleza, em frente ao prédio onde mora Fujita. Recém-inaugurada, a obra homenageia o avô de Fujita e sua execução coube a uma prima do empresário. Luizianne disse que o jardim não foi feito para agradar ao nipo-namorado. mas para homenagear a comunidade japonesa de Fortaleza. São 300 famílias.
DE VEJA

1 comentários:

Anônimo disse...

Vereadores de Icatu se articulam para tirar o blog do ar



Há muito tempo que a Câmara de Icatu se movimenta para calar a única voz crítica dos atos de gestão da Administração Municipal. Tendo em vista que ela mesmo aplaude a tudo de pé.

As tentativas de calar a imprensa livre começaram no ano passado quando o vereador Juarezinho (PSB) solicitou à direção da Rádio FM Cidade de Icatu cópias da documentação da emissora, com o claro intuito de intimidar-nos.

Após isso, tentaram se utilizar da mesma estratégia as senhoras Iracilda e sua filha Luciana Albuquerque, secretárias de Educação e Saúde, respectivamente. Como se não bastasse, ainda entraram com um processo contra um dos comentaristas do Programa Icatu em Debate e editor deste blog Welliton Resende.

Depois disso, alguns vereadores insistiram em abrir uma CPI para investigar os atos da equipe de jornalismo da Rádio FM Cidade de Icatu. Uma total loucura, tendo em vista que a imprensa nada tem a ver com os atos de gestão dos poderes legislativo e executivo.

De acordo com nossas fontes, o Presidente da Câmara, Sr. Zico da Camboa, estaria “tiririca” da vida com o apelido que recebeu dos internautas que frequentam assiduamente o blog de Icatu e juntamente com o vereador Juarezinho (PSB) estariam articulando esta ação. Os outros 07 vereadores estariam indo a reboque, como sempre.

Agora, os 09 vereadores estão unidos para, mais uma vez, tentar amordaçar a população icatuense. E planejam ir à Justiça para tirar o blog de Icatu do ar.

O blog se notabilizou como um canal de denúncias e participação popular, coisa que a própria Câmara Municipal jamais ofereceu ao cidadão icatuense. Muito pelo contrário, tem um vidro blindado que impede que a população seja ouvida. Nem na época da ditadura militar se ouviu falar de tanta barbaridade contra o direito de manifestação, que é legítimo do povo.

Em todas as Câmaras que nós já tivemos oportunidade de visitar, a população tem pelo menos um dia no mês para ocupar a tribuna e expressar as suas inquietações, aqui em Icatu é bem dieferente...

Nós editores do blog de Icatu em hipótese alguma permitiremos que os nobres vereadores atinjam este veículo de comunicação e espaço de expressão popular. Nós estaremos dispostos a lutar o bom combate e movimentar a grande rede maranhense de blogs contra mais este ato arbitrário da Câmara Municipal de Icatu.

Só lembrando aos nossos nobres vereadores que, de acordo com a Constituição Federal, a função dos senhores é fazer leis e fiscalizar os atos do Poder Executivo Municipal (prefeito). Pelo jeito está sobrando muito tempo para cuidar daquilo que não tem nada a ver com as suas atribuições.

Os vereadores poderiam começar, por exemplo, trabalhando na fiscalização dos atos da mesa-diretora da própria Câmara Municipal, que ano após ano tem as suas prestações de contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE. Todos os anos, o TCE condena, sem exceção, os presidentes a devolverem recursos aos cofres públicos por atos ilegais de gestão. UMA VERGONHA!

Como diria a minha avó, cabeça vazia é oficina do diabo!
Postado por Equipe de jornalismo da Rádio FM Cidade de Icatu


http://blogdeicatu.blogspot.com/2011/04/vereadores-de-icatu-se-articulam-para.html

Postar um comentário

Comente aqui!!!