26 de abr. de 2011

Filme que conta saga de Teodoro Freire está na Mostra Brasília


Teodoro Freire levou o boi para o Planalto Central
    A saga do homem que levou o bumba-meu-boi do Maranhão para o Distrito Federal contada no documentário "Teodoro Freire - o guardião do rito" está na programação da mostra Brasília no Cinema - Criadores e Criaturas, que teve início na segunda-feira, 25, no Museu Nacional Honestino Guimarães (Complexo da República), na capital federal.
    O filme é dirigido por William Alves que comemora estar entre os selecionados para os festejos do aniversário de 51 anos da capital. "O importante é a festa e o reconhecimento do seu Teodoro enquanto personalidade que está aqui desde o primeiro aniversário de Brasília. O filme fica atemporal, por ser um passeio na memória dele, que é fundador do Centro de Tradições Populares (Sobradinho)", reforça o codiretor do curta, ao lado de Nôga Ribeiro.O cineasta vê a mostra como "um retrato do que é Brasília: algo em construção".
    Exibido em 2004 no Festival Guarnicê de Cine e Vídeo, "Teodoro Freire - O Guardião do Rito" arrebatou o prêmio de Melhor filme pela comissão oficial e menção honrosa da Associação Brasileira de Documentarista.
Ficha técnica:
Teodoro Freire - O Guardião do Rito
Gênero: Documentário
Diretor: Noga Ribeiro, William Allves
Ano: 2003
Duração: 20 min
Cor: Colorido
Bitola: 35mm
País: Brasil
Com informações do Correio Braziliense

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!