17 de jun. de 2010

Terezinha Fernandes diz que Roseana precisa do PT para vencer eleição

     Em greve de fome desde segunda-feira,14, a ex-deputada federal pelo PT do Maranhão, Terezinha Fernandes, disse nesta quinta-feira,17, pela manhã durante entrevista coletiva que sem o PT e sua militância, Roseana Sarney perderá a eleição de outubro deste ano, quando disputará o quarto mandato de governadora do estado.
     Fernandes admitiu que a greve de fome é um ato extremo, mas que não enxerga outra saída para a atitude extrema do diretório nacional do partido, que impôs ao PT do Maranhão a aliança com o PMDB em apoio à candidatura de Roseana, ainda não homologada em convenção.
     "Não poderia aceitar passivamento essa decisão.Muito embora exista uma resolução partidária que permite que o diretório nacional dê a palavra final, mas somente quando houver descumprimento da política de aliança retirada do encontro nacional", explicou Terezinha Fernandes.
     A petista maranhense disse que não compreende a justificativa da intervenção do diretório nacional. "O PT rasgou seu estatuto no Maranhão", acusou a ex-deputada, citando ainda outros estados em que o PT terá dois palanques, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
     "Se ninguém pedir voto para Dilma, mesmo assim ela vai ganhar a eleição no Maranhão", avaliou a petista durante a entrevista em que estiveram presentes integrantes do diretório estadual e petistas históricos como Genilson Alves,de São Mateus, e Francisco Gonçalves, professor da UFMA e ex-presidente estadual da legenda.
     Desde que entrou em greve de fome, Terezinha Fernandes ainda não recebeu um telefonema ou visita da tendência Construindo um Novo Brasil do Maranhão, representada pelo presidente da legenda, Raimundo Monteiro, e pelo suplente de deputado federal Washington Oliveira, cogitado para ser vice na chapa da filha do senador José Sarney (PMDB-AP). 
     A ex-parlamentar disse que tudo não passa de jogo de cena de Roseana em oferecer a vaga de vice-governador ao PT, já que estatutariamente não há mais tempo da instância regional do partido indicá-lo. O partido tem até o dia 30 para realizar convenção, segundo o calendário da Lei Eleitoral.
     "O que estão fazendo é uma violência contra o PT e o povo do Maranhão", afirmou Fernandes.
Manoel da Conceição
     A ex-deputada federal lamentou a falta de consideração do presidente Lula e dos integrantes da direção nacional com o líder camponês maranhense Manoel da Conceição, que depois de suspender a greve de fome na noite de quarta-feira, retomou o protesto na tarde desta quinta-feira.
     Depois da morte de Apolônio de Carvalho e Mauro Pedrosa, Manoel da Conceição  é hoje o filiado mais antigo do Partido dos Trabalhadores no país. Ele foi a terceira pessoa a se filiar ao PT após a legalização do partido. 
     Terezinha Fernandes repudiou a intenção do grupo Sarney em responsabilizar o deputado Domingos Dutra e os petistas contrários à aliança com Roseana Sarney pela adesão de Manoel da Conceição à greve de fome. Segundo ela o líder sindical tem plena consciência dos seus atos, ao contrário dos que alegam que o AVC o teria debilitado a ponto de não mais discernir atitudes.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!!!